terça-feira, 12 de dezembro de 2017

(Resenha) Doki Doki Literature Club - Uma Visual Novel surpreendente.

"Um poema pode ser tão abstrato quanto uma expressão física de sentimento." - Monika

Hey gamers!
Recentemente, eu vi alguns youtubers fazendo gameplays sobre uma visual novel chamada "Doki Doki Literature Club". No início, não liguei muito, mas quando descobri que estava grátis na Steam e tinha tradução para o português eu me perguntei "por que não?". O que me deixou um pouco mais curiosa quando eu fui baixar, é que ele é classificado como uma VN de terror, mesmo tendo um enredo um tanto... simples.
Agora, vou falar um pouco sobre esse jogo, e, apesar de ser difícil não dar spoilers, prometo deixar vocês experimentarem a surpresa por si mesmos. Então, estão prontos para conhecer esse jogo surpreendente?


Sobre o jogo

"Não importa o quão refinado o estilo de escrita de alguém é.. eles ainda estão colocando seus sentimentos nisso e se torna algo realmente pessoal." - Protagonista 

Nome: Doki Doki Literature Club
Data de lançamento: 22 de setembro de 2017
Gêneros: Romance, terror psicológico, indie
Criadores: Team Salvato
Avisos: O jogo tem várias cenas perturbadoras, então se você for muito sensível quanto a isso, é melhor não jogar levem esse aviso à sério.


A história


O jogo conta a história de um protagonista (cujo nome é escolhido por você) que tem uma vida normal, como qualquer protagonista de visual novel's, porém ele nunca participou de nenhum clube. Querendo ajudá-lo a se socializar, sua amiga de infância, Sayori, decide convidá-lo para o clube de literatura, onde acontecem muitas coisas, entre elas: criação de poemas, amizades e, quem sabe, um novo amor?

"Esse tipo de história... é o tipo que te desafia a olha para a vida de uma estranha nova perspectiva. Quando coisas horríveis acontecem não só porque alguém quer ser mal... Mas porque eles tem seus próprios objetivos ou sua própria filosofia em que acreditam." - Yuri

Eu sei, com um enredo desses é fácil se pensar "o que isso tem de terror?", eu também pensei isso quando li a sinopse pela primeira vez e até mesmo quando comecei a jogar. Parece a típica história clichê de todas as VN's, certo?
Como falei antes, vou deixar a surpresa para vocês verem por contra própria, mas a história realmente começa a tomar um rumo diferente em um certo momento do jogo e o que era fofinho e divertido, se torna um tanto... realista e perturbador. O jogo começa a tratar de alguns temas bem sérios de uma forma bem realista, e aquelas garotas aparentemente clichês e estereotipadas começam a mostrar um lado oculto e cheio de defeitos que todos os humanos tem, mas que se recusam a demonstrar.
Não posso falar mais do que isso e acho que até acabei falando um pouco demais, mas o enredo é algo que, com certeza, surpreendeu à todos que o jogaram.


As personagens

Da esquerda para a direita: Sayori, Yuri, Monika e Natsuki
"O mundo está cheio de significados, geralmente escondidos em plena vista. E existem muitos mistérios ocultos por trás de cada pessoa, não importa o quão bem você a conheça." - Yuri

Acho que as personagens são a parte mais difícil de falar sem dar spoilers, mas vou fazer um resumo sobre cada uma delas.

A Sayori é a amiga de infância do protagonista e a típica personagem animada e extrovertida, que sempre está tentando ao máximo fazer todas felizes. Apesar de ser um pouco infantil e atrapalhada às vezes, se importa de verdade com cada membro do clube.
A Monika é a líder do clube, uma garota gentil, responsável e esforçada, que está sempre tentando tornar o clube um lugar divertido para todas que estão ali. Ela é aquela personagem popular e perfeitinha, mas também que se preocupa com o bem-estar de todos os membros.
A Yuri é uma garota tímida e introvertida, porém gentil. Por ser completamente apaixonada por livros, normalmente é vista com um livro na mão (é um clube de literatura, afinal).
A Natsuki, por outro lado, é extrovertida e sincera, com uma personalidade forte e um tanto bipolar (tsunderes...), ela gosta bastante de fazer cupcakes.

Personagens estereotipadas e comuns, certo? Porém, cada uma delas também tem suas peculiaridades, gostos e sentimentos que preferem guardar para si mesmas. Apesar de tudo, isso que acaba as tornando mais "humanas". É interessante conhecer um pouco mais de cada uma delas: seus gostos, filosofias e sentimentos.


A jogabilidade


"Se ficar com sua caneta no mesmo lugar por muito tempo, vai ficar apenas uma grande poça negra de tinta. Então apenas mova sua mão e vá com o fluxo!" - Monika

A jogabilidade é bem simples. No decorrer do jogo, vão aparecendo algumas escolhas que vão mudando um pouco o rumo das coisas, apesar de serem bem poucas, elas acabam sendo bem importantes para definir qual vai ser o seu final.
Por outro lado, também temos a escrita dos poemas. Sim, você leu certo, você está em um clube de literatura, então terá que escrever um poema. Mas não se preocupe, não é algo complicado. Na tela irão aparecer várias palavras (como na imagem acima) e você terá que escolher uma delas, depois elas mudarão e você escolherá outra, simples, certo?
Tudo isso definirá qual rota você irá conseguir e qual garota você se aproximará mais.


Conclusão

"Sabe... sinto que aprender e procurar por respostas são os tipos de coisas que dão sentido à vida." - Monika

"Doki Doki Literature Club" é uma visual novel que vale muito a pena ser jogada (menos se você for sensível à coisas perturbadoras). Ela trata de vários assuntos sérios e que valem a pena ser refletidos, além disso, também tem alguns aspectos que alguns de nós, jogadores, ficamos curiosos quanto aos jogos.
Acho que DDLC vai proporcionar uma experiência única para quem decidir jogá-lo e os criadores estão realmente de parabéns por criarem um jogo tão genial e surpreendente. Para quem já jogou outras visual novel's, adicionem esta em sua lista e não vão se arrepender. Para quem nunca jogou antes, essa pode ser uma boa hora para começar ^^.

"Não é o objetivo dos poemas as pessoas poderem se expressar? Seu estilo de escrita não torna a mensagem menos válida." - Protagonista

Depois vou fazer um post falando sobre minha opinião sobre o jogo em geral, com spoilers, então quem quiser, sinta-se livre para ler. Espero que eu não tenha falado demais e quem quiser, pode baixá-lo aqui e a tradução pode ser baixada aqui.
Então... até o próximo post!

Um comentário: